« Home | comentários ao livro "juntando as letras" » | sugestão de oferta de Natal solidária (este post e... » | a notícia » | um programa de rádio, a respeito do livro "juntand... » | apresentações do livro "juntando as letras" » | lançamento do livro "juntando as letras" » | site Aldeias SOS » | o livro "juntando as letras" » | abertura »

não podia deixar passar

"Estou num pedestal muito alto, batem palmas e depois deixam-me ir sozinho para casa. Isto é a glória literária à portuguesa.” Mário Cesariny, autor destas palavras, morreu na madrugada de ontem, aos 83 anos, vítima de doença prolongada, realizando-se o funeral, pelas 14h00 de hoje, do Palácio Galveias para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Notícia publicada no jornal Correio da Manhã. A fotografia tem a mesma origem.

Jornalista: Marta Vitorino

http://www.correiomanha.pt/


Assim é!
Ainda à dias durante a apresentação do meu livro, um responsável livreiro afirmou que o que realmente vale apena comercializar são autores estrangeiros.
Mais. Os livros de poesia são os que menos vendem, seja qual for o autor.
Eles, na sua maioria não gostam ou dizem que não gostam, pois entendem que gostar de poesia não é coisa de macho.
Elas, estão mais receptivas, não tanto como seria de desejar, mas vibram e muito, quando lhes dedicam uns versos.
No entanto quando é colocada a pergunta. Qual o poeta que mais gosta? Resposta imediata: Fernando Pessoa. Quase sempre invariávelmente.
Mas a maioria responde, sem nunca ter lido sequer um único verso de Pessoa, quanto mais um poema, já nem me atrevo a falar num livro completo.
Enfim! Ironias à portuguesa.

chuvamiuda:

Os Poetas não morrem! Fica a sua Obra para perpetuar a sua memória! Agora, no folhear dos seus scritos, estaremos sempre com ele, embora Ele se pense sózinho...


PS Hoje já pude folhear também "juntando as letras" mas, fiz uma leitura na diagonal e, mais um vez verifico: simplicidade e profundidade naquilo que escreves. Um abraço.

Elas, onde me incluo, gostam mais de poesia. São recepyivas a versos. Não têm preconceitos desses, relativos a literatura.
Algumas gostam, gostam até muito.
Li Pessoa, Sophia, Alexandre O'Neill, Ruy Bello, Gedeão, Ramos Rosa, Manuel Alegre, António Paiva e muitos, muitos mais.
Também alguns estrangeiros (sul-americanos, espanhóis, franceses, belgas, ingleses), sempre menos do que gostaria de ter lido!
Mas reconheço razão nas palavras citadas de Cesariny.

..................
soslayo,

a solidão é sentida em vida, depois de mortos até os nossos inimigos, passam a gostar de nós, provávelmente por estarmos mortos
:)

assim é Amigo, na minha opinião simplicidade, não implica retirar profundidade, nem tornar banal, apenas e só ficar mais acessível, mantendo a essência
...............
Abraço e obrigado

...................

testa alta,

Amiga, tu lês e muito eu "sei" disso, lês mais do que eu, tinhas de ser multiplicada ao menos por dois milhões, aí já as coisas ficariam bem melhores
....................

Obrigado

Olá!
Leonardo da Vinci disse:"Tudo o que é belo morre no homem, mas não na arte." E provou-o.
Confesso que gosto de muito de Fernando Pessoa e do seu Àlvaro Campos, confesso que sou mulher, mas também sei que muitos "machos" adoram poesia - uns escrevem-na, outros leem-na, outros ensinam-a, outros divulgam-na...
Há excelentes poetas portugueses (quase todos ignorados em vida e alguns consagrados após a sua morte) que não são realmente conhecidos pela "massa", como não o são tantos outros Grandes da nossa História, Cultura, Desporto (excepto futebol), Ciência...mas não tenho dúvida que essa mesma "massa" sabe os nomes e outras particularidades de algumas personagens estampadas em cromos coleccionáveis...
Deixa que o dom que tens te preencha e que a felicidade que proporcionas aos que te leem, te realize. E não nos prives da tua escrita...
Pior para quem não te quiser publicar (ou ler) e correr atrás dos "rentáveis" (ou dos ilegíveis, mas patrocinados): talvez acabe num deserto a lamentar não ter lido com mais atenção os ilustres desconhecidos que lhe bateram à porta, com um tesouro debaixo do braço (ou continuem a coleccionar cromos e crónicas de gente feia).
Continua a compilar os teus tesouros e maravilha-nos com eles.
Um bj!

..................
diginidade

repetindo-me eu sei

Obrigado!
..................

António Rosa:

Conheço de perto a realidade que descreves, por que tinha um grande amigo Poeta o José António de Freitas Gonçalves e convivi com essa triste realidade cultural! Não compreendo é a destrinça entre o ser homem ou mulher e o gostar ou não de literatura!? Nem tampouco, o que tem a haver o sexo com a cultura!? Não meu amigo, isto é apenas e só, uma questão de Educar para a Cultura e não de sexo... Mas também que esperar duma população que cada vez lê menos, compra menos, interessa-se cada vez menos com a cultura em geral!?... Enquanto não investirmos cada vez mais na Educação, continuará a subsistir esta mentalidade! Um abraço.

mas...desculpa lá, tu comentas-te a ti próprio?! ou sou eu que estou a fazer confusão e chuvamiúda não é antónio paiva???

......................
musalia,

chuvamiuda é antónio paiva sim!

e não estou a ver onde me estou a comentar, estou sim a fazer como no teu caso, a responder e a agradecer os comentátrios que aqui me são deixados.

se leres a abertura desta página, está lá bem esclarecido esse propósito, ao contrário do meu outro bogue, aqui quero fazê-lo.

não estou a ver qual a origem da tua dúvida!?

ou algo me está a escapar?

era só isso???
.....................

Obrigado

era

............
soslayo

Amigo,

(António Rosa, é o teu nome próprio!? fico sem saber, depois esclarece pode ser?

agoar em relação ao post, o que ali escrevi trata-se de vivências pessoais, conhecimento próprio

agora que Elas estão cada vez mais à frente estão

agora Eles, há felizmente muitas excepções como Tu

não podemos apenas desculpar-nos com os organismos oficiais, também te de assumis as nossas culpas
..................

Abraço e obrigado

António Paiva:

Ó meu amigo, peço imensas desculpas, pois em vez de escrever António Paiva escrevi o nome de um também grande Blogger do blogspot que se chama António Rosa. Já agora peço desculpa aos dois! Acontece! Um abraço.

O blog do António Rosa é:
http://anjonovalis.blogspot.com/
e vale a pena dar uma olhadinha!

António Paiva, estou esclarecida e peço desculpa pela confusão. há algo que te escapa, sim, explicar-te-ei num mail. a confusão engloba outro nome.

não quis ser indelicada, apenas não estive atenta, creio que foi isso.

Mario Cesariny nunca li, conhecia apenas de nome associado ao movimento surrealista, mas já li muita, muita poesia... muitos, muitos livros inteirinhos de poesia e, como mulher que sou também gosto que me dediquem uns versos... talvez eles também gostem... digo eu... :-)
De resto... aborrecem-me as generalizações :-))

..................
a-cabra

estás a tempo de ler, se te apetecer claro.......

e continua a ler poesia fazes muito bem

quanto ao que escrevi não retiro uma vírgula sequer, até acrescentava.......

a mim aborrecem-me mais algumas fulanizações

mas cada um com os seus aborrecimentos, é claro
..................

Não me apetece :-))

chuvamiuda:

Depois que fiz o upgrade no meu blog para o 'Beta' ele assumiu a minha password para todos os blog que tenho e conseguentemente naqueles que colaboro esporadicamente. Assim, não posso entrar no "chuvamiuda" com aquela opção de Blogger que lá tens! Senão, quem clicar em cima do soslayo é automaticamente direccionado para o 'miolo' dos meus blogs. Não daria para colocares na configuração do "chuvamiuda" a outra opção de 'outro' e/ou 'other' para que eu possa comentar? Um abraço. Bom fim-de-semana.

..................
soslayo,

vou responder-te por mail
..................

Obrigado

Apreciava-o pelo seu desassombro!

a net já vai ajudando na divulgação de obras e de autores

agora a compra de livros é que é mais difícil, de facto

beijo :)

Escrever é dar voz e forma ao que nos vai na alma.
Não te espante a insensibilidade de quem se diz culto porque vive da cultura, mas não lê.
Neste país onde a cultura está nas mãos de gente inculta, para encontrares um editor terás que vender a alma ao diabo, ou seja:
1º/ Filias-te no "partido".
2º/ Tratas de te munir de umas tantas 'críticas' (pagas, claro)de 'profissionais' que, não te hão-de ler nunca, mas dirão de ti maravilhas.
3º/ Confia-te (paga) depois a um dos "charlatães" fazedores de opinião e, quando nas noites de domingo, ele soletrar o título do teu livro, dizendo-o fantástico (mesmo sem o ler), estarás garantido. Ou seja, serás um sucesso de vendas, ainda que não seja isso garantia de que serás lido.
Lamento, amigo, mas este é um mundo de...
Um abraço

.................
segurademim

assim é amiga
................

Beijinhos

..............
mfc

pena que não haja mais desassombrados
..............

Obrigado

.................
um poema

Olá Amigo,

bem sei que assim é, no entanto não me conformo, não nos devemos conformar

nada como continuarmos a "morder-lhe nas canelas, por muito que eles façam de conta que não, sempre o vamos incomodando

eu assim farei pouco me importa o que esse dinossauros pensam ou dizem
...............

Abraço e obrigado

Enviar um comentário